CodeIgniter em PHP5 ou PHP4?

Recentemente tem havido bastante discussão[bb] sobre o por que de o CodeIgniter não partir apenas para o PHP5, mas não entendo isso, já que um dos grandes motivos que me levou a ter interesse por esse framework[bb] foi por ele suportar o PHP4. Entendo e concordo que o PHP5 é muito superior, poder trabalhar apenas com OO é muito melhor, mas existem dois grandes problemas que travam a adoção ao PHP5.

Quem nunca teve que fazer um site pra hospedar num servidor com PHP4 e MySQL 3.23? (E olha que uma das maiores empresas de hospedagem[bb] do Brasil tem uma configuração parecida com essa! Qual é a sua?) Por mais que os desenvolvedores do PHP[bb] façam campanha de adoção do PHP5, que o PHPmyAdmin prometa que as próximas versões apenas serão pra PHP5, isso NÃO vai mudar. As hospedagens ainda são PHP4 e adoção ao PHP5 é lenta (cerca de 1% ao mês).

Outro fator é que infelizmente a maioria dos desenvolvedores são medíocres. Não estão nem um pouco preocupados com MVC, OO, padrões web[bb] e tudo mais. E isso acaba influenciando as hospedagens, que tem medo de quebrar os códigos de seus clientes. Não que eu me considere um grande programador, mas isso é o que todos tinham que ter como base (ou pelo menos vontade de aprender).

Voltando ao CodeIgniter, o Derek Allard, um dos desenvolvedores do CodeIgniter, já disse que o PHP4 será suportado por bastante tempo ainda, justamente por isso. Não adianta querermos impor algo, quando não temos meios para forçar.

Não quero de maneira nenhuma defender os hosts que não fazem upgrades, muito menos a "sobrinhada", mas acho que as vezes esquecemos que vivemos em mundo que não é perfeito, que por mais que queiramos que as coisas sejam ótimas, elas apenas podem ser tão boas quanto possível.

9 Comentários

  1. Marco Telles escreveu em 04 de fevereiro de 2008 as 16:51:

    Meu caro Felipe,

    Concordo em parte porque já tive problemas com hosts que não usavam o php5 antes de usar um framework, agora que seu artigo tem um sabor de “manifesto-anti-evolução-das-espécimes”, isso não dá para negar… :-)

    A considerar os argumentos, vc não acha que estaríamos agora sentados a frente de um rádio ou quem sabe, com mais otimismo, num terminal com fundo preto e letras verdes, conectados a um bbs para trocarmos essas idéias ???

    Não me entenda mal ok ? Mas é a sensação que me bateu ao ler o seu artigo.. :-)

    Abraços e muita sorte para nós!

  2. Felipe Diesel escreveu em 04 de fevereiro de 2008 as 16:57:

    Claro que estaríamos, mas o problema é que acho que essa discussão é colocar a carroça na frete dos bois. Por mais que gostaria que acontecesse, não temos força pra forçar essa troca.

    No meu servidor roda PHP5 e quando faço algo que posso colocar as regras me esbanjo, mas nem sempre é assim, e aí o suporte a PHP4 me salva o dia! :D

  3. Robson Mendonça escreveu em 05 de fevereiro de 2008 as 10:18:

    Ae,

    bem legal o seu post, e não era tão comprido que não fosse possível enviar para a lista do codeIgniter, hehehe.
    Acho que a posição do EllisLab em manter compatibilidade com o php4 não deveria afetar em nada no uso do framework. Se as pessoas continuam usando, é porque ele é simples, agradável de usar, e funciona. Se a necessidade de usar o php5 fosse tão absurda todos usariam o Zend. E concordo com o argumento do Derek Allard, o mundo não é perfeito, e cada um deveria procurar a melhor solução para o seu mundo, e o que me levou a escolher o CI, foi poder desenvolver bom código que rodasse em servidores com php4.
    Os meus servidores rodam php5, mas nem sempre os sites que faço são hospedados neles. E para fechar, o problema é realmente a quantidade de programadores ruins que existe, que só faz o básico e compromete a evolução da linguagem. Felizmente eu posso usar o mesmo framework para trabalhar em ambas. E a evolução a meu ver, vem de cada um, eu por exemplo utilizo o Rails, e aos poucos estou abandonando o php. Como disse antes, cada um deve escolher o que melhor se ajusta às suas necessidades.
    Falow!!

  4. Felipe Diesel escreveu em 05 de fevereiro de 2008 as 12:06:

    Valeu Robson.

  5. Rafael S. Souza escreveu em 27 de março de 2008 as 13:54:

    PHP5 já!

    O empresas de hospedagem não mudam por que as empresas/desenvolvedores que usam PHP não fazem força pra isso. Aqui na empresa que eu trabalho adotamos o PHP 5.2 como o minimo aceitável para os projetos, e estamos hospedando nas mais conhecidas empresas de hospedagem do brasil, e em nenhuma delas houve resistência.
    É fácil colocar a culpa nos outros, quando na verdade o problema é com nós mesmos, cansei de ouvir gente dizer, “PHP5? bá muito mão mudar, ninguem aceita ainda, não vai rola”, sem nem ao menos tentar.
    A minha maior decepção com PHP ainda é a própria comunidade.

    Abraço!

  6. Ricardo escreveu em 23 de abril de 2008 as 23:17:

    “Claro que estaríamos, mas o problema é que acho que essa discussão é colocar os bois na frete da carroça. Por mais que gostaria que acontecesse, não temos força pra forçar essa troca.”

    - Não é na frente da carroça que vai os bois?

  7. Felipe Diesel escreveu em 24 de abril de 2008 as 09:21:

    Ops… :D

    Já corrigi.

  8. Jefferson higis escreveu em 10 de junho de 2008 as 20:36:

    Bem, TODOS AQUI MUDARÃO. Para o PHP5 ou para outra linguagem.

    Enquanto não se muda, é melhor defender o seu ponto de vista para se manter motivado, mas depois que resolveu mudar, então é ADEUS, ADEUS PHP4. FOI BOM ENQUANTO DUROU. Até nunca mais velho amigo. E bem vindo o PHP5 e bem vindo o KOHANA PHP, (que é o CI para o PHP5). Conheçam: http://www.kohanaphp.com .

  9. Felipe Diesel escreveu em 10 de junho de 2008 as 20:54:

    Jefferson,

    Eu utilizo só PHP5, mas nem todos fazem isso e por isso acredito que o framework tem que manter compatibilidade.

    Ainda mais no caso do ExpressionEngine que é o principal produto da EllisLab.

Deixe seu comentário